INÍCIO

DRA. VERA LISBOA

SERVIÇOS

CARDÁPIO

NOTÍCIAS

ARTIGOS

GESTANTES&LACTANTES

DICAS

LIVROS

RECEITAS

CONTATO

ARTIGOS

VINHOS - Moderação, prazer e saúde
*Dentre os antioxidantes existentes para consumo diário, sem dúvida os compostos dos vinhos, uvas e sucos são os mais prazeirosos de se obter. Através de estudos da biologia molecular, constatou-se que o consumo de alimentos ricos em compostos antioxidantes (que diminuem e inibem a formação de radicais livres ou moléculas de oxigênio das células) devem fazer parte do nosso hábito alimentar diário.

*Os vinhos tintos estão entre os melhores representantes da capacidade protetora e reparadora de problemas cardiovasculares. A proteção dos compostos antioxidantes é obtida pelo alto teor de polifenóis e compostos fenólicos, presentes nas uvas tintas, sucos e vinhos tintos.

*O vinho confere esta proteção maior pois os fenóis são solúveis somente em álcool, o que pontecializa sua ação. 

Polifenóis: são compostos como flavonóides, quercitinas e antocianinas, resveratrol e ácidos clorogênicos que têm como principal ação:

- Reduzem a formação da agregação das plaquetas (resveratrol, catequinas e quercitinas);
- Inibem a formação de óxidos de colesterol (inibem a formação do colesterol ruim - LDL);
- Reduzem e inibem a liberação dos radicais livres de oxigênio (que provocam lesões nas células vizinhas);
- O resveratrol que protege contra disfunções neurológicas;
- A quercitina tem efeito anti-inflamatório e imuno-modulador, além de inibir o crescimento de células tumorais.

*Potencial protetor do vinho, varia conforme o MÉTODO de vinificação e a(s)cepa(s)de uvas, e o TEOR fenólico total(intensidade da cor da tinta).

*As substâncias benéficas do vinho agem até 24 horas após ter sido ingerido.

CONSUMO MODERADO COM PRAZER:

A ingestão adequada e preconizada pela OMS sugere que 150 ml de vinho tinto diariamente pode proteger as artérias do coração do aumento de LDL além de aumentar os níveis de HDL (colesterol bom que protege as artérias). 

O vinho branco tem ação diurética e exerce efeito terapêutico em relação à saúde pulmonar.

Vinhos devem ser consumidos com as refeições, pois os alimentos diminuem a absorção do álcool e favorecem a absorção dos polifenóis. As evidências atuais sugerem que o consumo moderado de vinho tinto são fortes para exercer uma função protetora do coração, entre outros benefícios funcionais.