INÍCIO

DRA. VERA LISBOA

SERVIÇOS

CARDÁPIO

NOTÍCIAS

ARTIGOS

GESTANTES&LACTANTES

DICAS

LIVROS

RECEITAS

CONTATO

NOTÍCIAS

Gordura Trans: Uma vilã vigiada

Só para você entender:
gordura trans é a gordura vegetal hidrogenada - são óleos vegetais modificados pelo processo de hidrogenação, que  deixam sólidos e cremosos os óleos de milho e soja. Esses cremes vegetais (margarinas e outros) são usados pela indústria para produzir biscoitos, cookies, bolos, recheios de bombons,  sorvetes, caldos de temperos prontos, molhos prontos de saladas, maioneses e e outros produtos diversos.
A gordura trans aumenta o mau colesterol e diminui o bom colesterol; afeta as ligações neuronais no cérebro, modificando a  rapidez de raciocínio e aprendizado, além de acelerar o processo de hiperaitividade.
Gorduras vegetais hidrogenadas são formadoras de palcas de ateromas  e favorecem o endurecimento das artérias. Enfim, são combustível para diversas doenças e processos inflamatórios.

Na Dinamarca, desde 2003 a indústria alimentícia aboliu este componente das receitas de produtos prontos. Os Estados Unidos - país criador da gordura trans - estabeleceram a lei de rotulagem que o Brasil copiou para informar se o alimento possui gordura trans ou não.

Desde agosto de 2006 ficou estabelecido que os rótulos dos produtos alimentícios devem informar ao consumidor se o alimentos possui ou não gordura trans. Porém, os alimentos que contêm menos de 0.2 g de gordura trans vão para as prateleiras com rótulo livre de trans, o que não é bem verdade.

Fique atento: leia a lista de ingredientes, veja se contém gordura vegetal hidrogenada, gordura vegetal, margarina ou halvarina. Caso constate, evite este produto!!!

As opções de óleos mais saudáveis para os produtos são:
óleo de palma, óleo de girassol, óleo de milho, óleo de soja e manteiga .

Fique atento à sua saúde!

28 Nov 2006